E-zine - Punk / Hardcore / Rock / Metal

Resenha do DVD “American Hardcore”

7 de fevereiro de 2012 | Publicado por: Fabio Martiniano

Tags: , , , ,

Enfim lançado no Brasil, American Hardcore, o documentário indispensável para fãs de hardcore, chega via Ideal devidamente legendado!

O documentário mostra a cena de 1980 a 1986 do hardcore estadunidense, a principio chamado de Hardcore Punk, em referencia ao título dado aos filmes pornôs mais pesados. Vários temas são debatidos, como as viagens em turnê, o comportamento do público em cada cidade, ideologias, violência e até como as bandas se viravam para sobreviver dentro da cena (sem grana ou lugar para dormir, contando com o apoio das outras bandas locais). Tudo isso em entrevistas com grandes nomes do hardcore americano como Keith Morris e Greg Hetson (Circle Jerks), Ian Mackaye e Brian Baker (Minor Threat), Henry Rollins e Greg Ginn (Black Flag), H.R., Dr. Know e Darryl Jenifer (Bad Brains), Mike Watt (Minutemen), Vinnie Stigma (Agnostic Front).

O tratamento visual do documentário indica as bandas em cada região dos Estados Unidos e a edição traz raros vídeos de shows entre as entrevistas. Sendo assim, a dinâmica é dada pelos temas sobrepostos, onde os próprios integrantes das bandas viram os narradores.

O filme mostra como a cena era um canal de expressão muito forte sobre a politica e costumes americanos da época. Músicas carregadas de críticas ao “american dream”, sem o minimo selo de qualidade, já que o importante era o “faça-você-mesmo”. Mesmo que isso dependesse dos integrantes colarem uma a uma as capas dos vinis, gravarem os álbuns em poucos dias e fazerem shows em lugares improvisados. Com a fama fora de cogitação, a liberdade dava a criatividade uma sinceridade que tanto faltava na música da época.

A intensidade daquela cena única faz o documentário terminar com um ar triste, botando um ponto final por parte das bandas e do diretor. Para muitos entrevistados, em 86 o hardcore definitivamente morreu. Mas logicamente nós, fãs do estilo, continuamos acompanhando a cena desde então, sabendo que tudo nasceu ali, naquela velha escola.

Clique aqui para comprar na Ideal Shop.

Trailer:



Comentários sem login do Facebook

Facebook

Twitter

Instagram

Instagram

Besouros.net 2002 - 2015 | Contato: besouros@besouros.net