História de um disco raríssimo do Velvet Underground

Saiu na Revista BIZZ:

A história é quase inacreditável: em 2002 (ou 2004, dependendo da fonte), um colecionador de discos canadense chamado Warren Hill procurava raridades num “família vende tudo” em Chelsea, Nova York, quando deparou-se com um LP em acetato no qual que se lia “Velvet Underground… 4/25/66… N. Dolph.”Sem saber o que tinha em mãos, comprou a peça por 75 centavos de dólar.

Após checar a peça com um amigo dono de uma loja de discos em Portland, Hill percebeu que se tratava de uma raridade e tanto: era a gravação da primeiríssima demo do Velvet Underground, tida como perdida há mais de 20 anos, que o executivo da Columbia Norman Dolph topou produzir em troca de uma obra de Andy Warhol. À época, como é sabido, o Velvet era a banda residente da Factory, a casa-ateliê-balada-porralouquice de Andy. A demo, com algumas músicas a mais, viria a se tornar o seminal álbum The Velvet Underground & Nico.

Animado, Warren Hill recusou diversas propostas antes de colocar o disco à venda no site de leilões eBay.com, no fim de 2006. Em poucas semanas alcançou a astronômica marca de US$ 155 mil – astronômica mesmo, considerando que mais caro que isso só o disco da primeira banda de John Lennon, o Quarrymen, e a última cópia de Double Fantasy que ele assinou na vida (a página do leilão ainda está online, clique para ver). Infelizmente (para Hill), o lance era uma brincadeira de um internauta, e o disco teve que ser revendido num leilão secreto em janeiro deste ano, atingindo a marca de US$ 25 mil. Nada mal para 75 centavos de investimento, de qualquer forma.

Pouco tempo depois, o disco foi parar neste site, para alegria de todos os que querem ouví-lo mas não tem 25 mil sobrando. As versões de “Heroin”, “European Son”, “Venus In Furs” e “I’m Waiting For The Man” são diferentes das lançadas depois, e as outras músicas têm mixagens diferentes. A qualidade, como era de se esperar, não é das melhores, mas como documento da historiografia do rock, vale o quanto pagaram.

Vai comprar algo na Amazon? Ajude o site usando nosso link: Amazon.com
Obrigado :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *