Nightwish demite vocalista

Tarja Turunen não é mais vocalista do Nightwish.
Depois do show que rolou na última sexta-feira, em Helsinque, na Finlândia, e foi gravado pra ser lançado em CD e DVD, a banda anunciou o rompimento com sua vocal alegando que ela mudou por causa do marido, o argentino Marcelo Cabuli.
Leia a carta escrita pelo tecladista Tuomas Holopainen e publicada no site oficial do Nightwish:

“Cara Tarja,

É hora de escolher se a história do Nightwish termina aqui ou se continuará por tempo indeterminado. Nós temos trabalhado nesta criação há 9 anos e não estamos prontos para desistir ainda. O Nightwish é um modo de vida, algo para se dedicar a vida, e nós estamos certos de que isso não pode acabar.
Igualmente certo é o fato que nós não podemos mais continuar com você e o Marcelo. Durante o ano passado algo triste aconteceu, algo que martelava na minha cabeça noite e dia. Sua atitude e seu comportamento não combinam mais com o Nightwish. Algumas características eu nunca esperaria ver em minha querida e velha amiga. Pessoas que não se falam por um ano não pertencem à mesma banda.
Nós estamos envolvidos em uma indústria onde o ’negócio’ é um mal necessário e algo para se preocupar a toda hora. Nós somos também uma banda que sempre fez música com o coração, por causa da amizade e da música em si. A satisfação mental deve sempre ser mais importante do que o dinheiro! O Nightwish é uma banda, é uma emoção.
Para você, infelizmente, o negócio, o dinheiro e as coisas que não têm nada a ver com aquelas emoções tornaram-se muito mais importantes. Você sente que se sacrificou e sacrificou sua carreira musical pelo Nightwish, ao invés de pensar no que ele proporcionou a você. Esta atitude foi-me mostrada claramente em duas coisas que você me disse em um avião em Toronto: “eu não preciso mais do Nightwish.” e “lembre-se, Tuomas, que eu poderia deixar esta banda a qualquer momento, te avisando com um dia de antecedência”.
Eu simplesmente não consigo mais escrever músicas pra você cantar.
Você disse que é meramente “um músico convidado” do Nightwish. Agora esta visita acabou e nós do Nightwish continuaremos com uma nova vocalista. Nós temos certeza de que isso será um grande alívio para você assim como é para nós. Nós nos sentimos mal por tempo suficiente.
Você tinha nos dito que, de qualquer jeito, o álbum seguinte do Nightwish seria seu último. Entretanto, o restante da banda quer continuar enquanto a chama estiver acesa. Assim não há nenhum sentido em fazer o próximo álbum com você.
Nós quatro contornamos essa situação várias vezes e percebemos que queremos continuar com aquilo que escolhemos pra fazer na vida. É tudo o que nós podemos fazer.
Em dezembro de 2004, na Alemanha, você disse que você nunca sairia em turnê outra vez por mais de duas semanas seguidas. Você disse também que nós poderíamos esquecer turnês pelos Estados Unidos e Austrália porque os cachês e os tamanhos dos locais eram pequenos demais.
Nas entrevistas eu mencionava que, se Tarja saisse, seria o fim da banda. Eu compreendo que as pessoas pensarão desta maneira. O Nightwish é, entretanto, um painel da minha alma e eu não estou pronto para abandoná-lo por causa de uma pessoa. Uma pessoa que quer voltar seu foco para outra coisa, uma pessoa cujos valores não combinam com os meus.
Nós nunca nos incomodados com o fato de você não ter participado da composição e do arranjo das músicas, você nunca nesses 9 anos veio ensaiar conosco antes de ir para o estúdio gravar. Fora o fato de que, durante as turnês, você quis sempre voar com seu marido, separada de nós. Fora o fato de que você é a imagem principal da banda. Nós aceitamos e aprovamos tudo exceto a cobiça, subestimando os fãs, e não cumprindo promessas. Nós cinco concordamos que o Nightwish seria a prioridade em tudo que fizéssemos durante 2004 e 2005. Ainda assim muitas outras coisas eram mais importantes para você. O exemplo final que mostra isso foi o show em Oslo, que estava todo vendido e você quis cancelar porque você precisava ensaiar para seus shows solo, enconntrar seus amigos e ir ao cinema. Aquelas foram as palavras de Marcelo usadas em um e-mail explicando o cancelamento.
Este é apenas um exemplo de muitos. Eu não poderia pensar em uma maneira pior de ser egoísta e de dispensar nossos fãs.
O Nightwish é um modo de vida e um trabalho com muitas obrigações. Para nós e para os fãs. Com você nós não podemos mais cumprir com esses deveres.
No fundo nós não sabemos o que exatamente nos fez chegar a este ponto. De algum modo Marcelo transformou você de menina adorável em uma diva que não pensa ou age como costumava. Você está certa demais de seu status de “insubstituível”.
É óbvio que você nos culpa pelo seu stress e tristeza. E você acha que nós não te respeitamos e não te escutamos. Acredite em nós; Nós tivemos sempre o maior respeito por você como uma vocalista maravilhosa e como uma amiga. E durante os últimos anos os projetos foram feitos de acordo com as suas decisões. Você era sempre a única que queria mais dinheiro dos shows.
Esta atitude de “compensação e mais dinheiro de tudo” foi o fato que nos deixou decepcionados!
Nós desejamos que agora você escute seu coração ao invés de escutar Marcelo. Diferenças culturais misturadas com cobiça, oportunismo e amor são uma combinação perigosa. Não se magoe.
Esta decisão não é algo de que nos orgulhamos mas você não nos deu escolha. O abismo entre nós é grande demais. E a nossa decisão foi unânime. Nós passamos do ponto onde as coisas poderiam ser resolvidas na conversa.

Tudo do melhor para sua vida e carreira,

Tuomas “

Pra quem acha que o tecladista pegou pesado com a Tarja entregando os motivos da demissão, prepare-se. Está previsto para maio do ano que vem o lançamento de um livro do Nightwish que vai trazer, entre outras coisas, muito mais detalhes sobre o comportamento que causou a demissão da vocalista.
Outros lançamentos incluem o CD e o DVD que mostram o último show de Tarja como vocal do Nightwish. O título vai ser End of an Era (Fim de uma Era). A data de lançamento ainda não foi divulgada.
(89fm)

Vai comprar algo na Amazon? Ajude o site usando nosso link: Amazon.com
Obrigado :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *