Resenha e fotos: Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Resenha por Guilherme Góes. Fotos do Less Than Jake por Gabriela Klein. Fotos do Nokaos e Skatula por Guilherme Góes.

No último sábado, após uma semana completamente conturbada na cidade devido a greve dos caminhoneiros, que afetou diretamente a vida de milhares de pessoas, foi a vez de São Paulo conferir o show da turnê Sound The Alarm do grupo estadunidense Less Than Jake.

O Less Than Jake foi formado em 1992 em Gainesville, Flórida. A banda possui uma discografia extensa e tornou-se um dos principais nomes do ska-punk. Além disso, a banda se destaca pelas apresentações animadas e enérgicas.

Essa foi a quarta vez do grupo no Brasil. A banda veio para cá pela primeira vez em 2007, em turnê com a banda britânica The Buzzcocks. Em 2009, a banda retornou novamente em uma “turnê solo”. Em 2012, rolou mais uma turnê do Less than Jake em terras Tupiniquins, em conjunto com a banda canadense Belvedere.

O show aconteceu na tradicional Fabrique: excelente espaço de arquitetura rústica localizado na Barra funda que costuma sediar boa parte dos shows organizados pela Solid Music Entertainment em São Paulo.

Alguns minutos após às 17:30hrs e já com certo público dentro da casa, os oito (isso mesmo, oito!) integrantes da banda Nokaos subiram ao palco. O grupo formado no ABC paulista em 2001 já é conhecido na cena ska da cidade de São Paulo. Com uma performance animadíssima e alinhada, apresentaram músicas do álbum Sem freio, lançado em 2017. Além disso, a apresentação contou a participação de um ex-integrante na música “Beber para esquecer” e um cover de “Nós vamos invadir sua praia” da banda Ultraje a rigor. Com quase uma hora de duração, o set do Nokaos foi uma verdadeira festa!

 

Less Than Jake em São Paulo

Logo em seguida, foi a vez do Skatula prosseguir com a festa. A banda formada em 2014, na cidade de Criciúma, apresenta um skacore rápido e animado, com músicas que variam entre o inglês e o português. O setlist da banda foi composto por músicas autorais e covers de clássicos do skapunk como “Bob” (Nofx) e “Sellout” (Reel big fish).

O carismático vocalista Gillian Zampolli brincou bastante com o público, falando sobre os “perrengues” que a banda passou tentando chegar em São Paulo em meio à falta de abastecimento de combustíveis nas estradas – resultado direto da greve dos caminheiros. A banda encerrou o set com as músicas “Brasília” (música de trabalho do grupo, que já conta com um videoclipe no YouTube), “Dreams” e um cover de “Superman” (Goldfinger), que levou a casa à loucura! Show honesto, animado e super divertido. Merece uma turnê solo pelo estado de São Paulo em breve!

Less Than Jake em São Paulo

Por volta das 19:40hrs, a Fabrique completamente lotada foi tomada pelo som da “Marcha imperial” ecoando nos auto-falantes da casa. Logo em seguida, Less Than Jake surge no palco mandando “Sugar in Your Gas Tank”, seguindo com “The Ghosts of Me and You”, “Dopeman” e a agitada “Plastic cup politics”. Com o baixista Roger brincando com a audiência em seu Português “quase perfeito”, o Less than Jake tinha o público na mão. A banda seguiu com “Johnny Quest Thinks We’re Sellouts” e “Whatever the weather”, uma das músicas de trabalho do último álbum Sound The Alarm. Logo em seguida, o vocalista Chris anunciou que a banda estava transmitindo uma “live” para a mãe do baixista Roger e que aquele era o momento de tocar a “única música da banda que sua mãe gostava” – “Look what happened”. Após levar a casa abaixo com um de seus maiores sucessos, a banda continuou o set com clássicos como “The Science of Selling Yourself Short”, “How’s My Driving, Doug Hastings?”, “Never Going Back to New Jersey”, “P.S. Shock the World” e encerraram com “Last One Out of Liberty City”.

Less Than Jake em São Paulo

Após um pausa para respirar e tomar uma cerveja, a banda retornou ao palco para um pequeno bis. Mandaram a “baladinha” “Rest of my life”, o clássico supremo “All My Best Friends Are Metalheads” e encerraram com a “pesadona” (segundo o próprio Roger em 2012) “Gainesville Rock City”.

Less Than Jake em São Paulo

A dinâmica do show foi relativamente a mesma em comparação com o show de 2012: muitas brincadeiras dos integrantes com o público, Roger servindo como “intérprete” para o resto da banda e grande participação dos fãs no stage dives e no mosh. Isso foi algum problema? De jeito nenhum! Do início ao fim, a banda segurou o público na mão e todos os presentes na Fabrique saíram de lá com um sorriso no rosto após a performance matadora!

Confira a galeria de fotos por Gabriela Klein:

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Less Than Jake em São Paulo

Vai comprar algo na Amazon? Ajude o site usando nosso link: Amazon.com
Obrigado :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *