Sirenia e Ravenland em São Paulo

.:Bandas
Sirenia e Ravenland


.:Local e data
Blackmore Rock Bar – SP/SP– 30/10 /2011


.:Texto e Fotos
Tatiane Correia

sirenia1

Responsável por duas das obras mais significativas do chamado gothic metal “Beauty and the beast” (Widow’s Weeds e Beyond the Veil), o norueguês Morten Veland abandonou o Tristania em 2001 por diferenças pessoais e profissionais para logo em seguida dar origem ao Sirenia, que praticamente deu continuidade ao trabalho de Veland em sua primeira banda, mas com toques mais modernos.
Após sucessivas mudanças de vocalistas femininas, a banda parece mais estável após a entrada da espanhola Ailyn, e isso também se reflete nas apresentações ao vivo. Nesta segunda passagem pelo Brasil, o Sirenia mostrou-se mais integrado e apresentou um show cativante, para poucas pessoas dispostas a encarar um show em um domingo de bastante frio, principalmente após um show bastante concorrido na noite anterior.

A abertura ficou a cargo dos paulistas do Ravenland, que apresentaram sua nova vocalista, Juliana Rossi. O som da banda segue a cartilha do gothic metal mais contemporâneo – nota-se muito de Tristania e Moonspell -, e a apresentação integra a promoção do EP Memories, registro de estréia da nova vocalista na formação. O show teve uma duração aproximada de 45 minutos, e também contou com músicas do primeiro disco da banda, …And the Crow Brings me Back, com destaque para End of Light e Soulmoon. A apresentação foi encerrada com Mercyside, cover do Tristania – o que não deixa de ser uma ironia, por sinalizar o quão diferente ficou o som da banda sem a influência de Veland, mas foi executado de forma correta pelos paulistas.

O clima na casa era de extrema calmaria mas de alguma expectativa e, pontualmente às 21h, o Sirenia deu início à sua apresentação com The End of it All, faixa que também abre o último disco, The Enigma of Life. Vale notar que a banda ao vivo não possui baixo, teclado ou backing vocal – é tudo via sampler, mas isso não deixou a apresentação mecânica, muito pelo contrário. A banda é completada por Jonathan Perez (ex-Trail of Tears) na bateria e o novo guitarrista, Jan Erick Soltvedt, que ajudou a manter o som mais encorpado e pesado ao vivo. Morten Veland estava especialmente atencioso, dirigindo-se ao público com um português surpreendentemente correto, afirmando que esperava que “todos tivessem uma noite maravilhosa”. Quem é fã pode se divertir a valer.

Na seqüência, vieram Downfall, Fallen, All my Dreams e Meridian, a única do primeiro disco da banda, At Sixes and Sevens. Ailyn tem um pouco de todos os clichês para vocalistas do gênero, mas seu carisma faz com que ela se sobressaia, seja com sorrisos tímidos ou acenos ao público, que aos poucos se deixou envolver e passou a participar mais do show a partir da bela The Seventh Summer.
Para prestigiar o público latino, as versões em espanhol de algumas das músicas da banda foram executadas, como El Enigma de la vida (versão para The Enigma of Life, título do último disco), além de Obscura Realidad, bônus track desse novo disco. Entre outros destaques do set, estão The Twilight in your eyes, Star-crossed e Winter Land. A primeira parte do show foi encerrada com Lost in Life e Other Side, aqui com o público bem mais participativo e vibrante.

O encore veio com chave de ouro, com as sensacionais The Path of Decay e My Mind’s Eye. Após o show, os músicos desceram para tomar algumas cervejas e conversar com os fãs para tirar fotos e dar autógrafos. Os fãs presentes tiveram um fim de semana para não se esquecer tão cedo.

Agradecimentos à Costábile Salzano Jr. pelo suporte.

.: Setlist Sirenia
Intro/The End of it all
Downfall
Fallen
All my dreams
Meridian
A seaside serenade
Fading Star
The Seventh Summer
El enigma de la vida
The twilight in your eyes
Star-crossed
Winter Land
Obscura Realidad
Lost in life
The other side
The path to decay
My mind’s eye

.: Galeria

[nggallery id=42]

Vai comprar algo na Amazon? Ajude o site usando nosso link: Amazon.com
Obrigado :)

Um comentário em “Sirenia e Ravenland em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *