Youth Of Today no Brasil

A Seven Eight Life Recordings comunica sobre o show do Youth Of Today dia 05 de dezembro em São Paulo no Inferno:

Clique para ampliar
Clique para ampliar

“A Seven Eight Life Recordings tem orgulho de ser responsável pelo show reunião 2010 do Youth Of Today no Brasil, banda americana surgida em 1985 e considerada como uma das mais influentes de seu tempo e tornou-se lendária pela importância de agir como um catalisador para prosperar a cena Straight Edge mundial.

O termo Straight Edge surgiu como uma postura, definida com o mesmo nome e forma da letra de uma música da banda Minor Threat. Trata-se de uma filosofia de vida, um ideal que se caracteriza pela abstenção do uso de álcool, tabaco e qualquer tipo de droga ilícita, e pode-se usar o termo de forma abreviada para sxe ou SxE.

Segue paralelamente com a cultura punk, mas reagindo como uma escolha pessoal que vai diretamente contra as pressões sociais, que muitas vezes acabam incentivando o uso dessas substâncias alteradoras de humor, sendo por propaganda, filmes, novelas, literatura, etc.

Pelo simples desejo de ficarem sóbrios e limpos, faz com que não sintam necessidade, não precisem e nem queiram fazer o uso de bebidas alcoólicas, drogas e muito menos fumar para demonstrar qualquer tipo de euforia, status e principalmente para se divertirem, seguem de maneira contrária aquilo que vêem ligados diretamente aos excessos destrutivos associados com a cultura punk rock.

Uma forma de identificação de pessoas straight edges (sxe) se da através de um “X” marcado nas costas das mãos, coisa que era habitual nos clubes e bares norteamericanos onde eram permitido a entrada de menores mas era proibida a venda de bebidas alcoólicas a estes, então eles tinham como hábito marcarem esses menores com um X e sabia-se que não deveriam vender bebidas alcoólicas para eles. Com o tempo o X foi adotado como símbolo representativo do SxE, que pode ser usado também como tatuagem, roupas, patches e outros.

Dessa maneira dois jovens em Danburry, Connecticut, Ray Cappo e John Porcelly (Porcell), ambos straight edges e membros de uma banda de hardcore local chamada “Violent Children”, ao contrário do restante do grupo e inspirados em suas bandas favoritas como Minor Threat, 7Seconds, DYS, Negative Approach, SS Decontrol,etc, tinham a vontade de fazer algo mais sério, positivo e construtivo, assim montaram uma banda na forma de sua idealização, forte como o Negative Approach e mesclada com uma mensagem positiva semelhante ao 7Seconds, e nada mais favorável que escolher um nome simples, básico e direto ao ponto, surgia assim o Youth Of Today.

Deixando a bateria para trás Ray passou a ser vocalista e Porcell seguiu como guitarrista, e algum tempo depois mudaram-se para cerca de 1 hora de distância, a cidade de Nova York, onde se tornaram ícones.

A cena straight edge em Nova York, foi declarada uma tarefa impossível de existir pelos muitos fãs de punk da cidade, e na primeira apresentação que fizeram lá a recepção do promotor de shows da cidade foi algo direto e incisivo: “Se vocês acham que vai ter uma cena straight edge em Nova York, podem esquecer disso! Nunca conseguirão colocar as drogas para fora da cidade”.

Eles quase acreditaram nisso, e com uma preocupação maior pela juventude que estava se perdendo e dessa forma estariam mortos em poucos anos, assim o lema viver rápido e morrer jovem agora tinha que ser uma moda ultrapassada, decidiram como meta levar sua mensagem com uma visão positiva sobre a vida, e foram capazes de juntar o straight edge com o estilo juvenil de bandas chamado “Youth Crew”, termo definido pela faixa etária dos seus membros que no auge de sua adolescência girava em torno dos 14 a 17 anos, daí o “Youth”(jovem) e agregado a gíria “Crew” que se define como um grupo de amigos. As bandas originais desse estilo surgidas em 1980 se distinguiam por sua visão otimista, fraterna, mais moralista e seus integrantes e fãs eram predominantemente straight edge, a banda teve papel importante na união das culturas em um movimento mais identificável, e como suas letras abordavam e apresentavam uma temática vegetariana isso fez com que se iniciasse a tendência de vegetarianismo e direitos animais dentro do straight edges, a música “No More” foi a alavanca para isso.

O surgimento e estabelecimento da cultura hardcore youth crew se deve ao Youth Of Today, e se consolidou através de bandas que passaram a seguir sua ideologia, seu estilo e semelhança musical, que com o passar do tempo foi sofrendo uma crescente influência de metal entre algumas bandas. Assim a partir desses princípios se espalhou globalmente a evolução do straight edge e vegetarianismo como estilo de vida.

Em 1987, Ray Cappo junto com o amigo Jordan Cooper montam em Connecticut o selo Revelation Records com o ideal de lançar bandas hardcore, hardcore sxe, youth crew, etc.. e material do Youth Of today, um tempo depois Ray deixa a gravadora, e em 1990 ela estabeleceu seu novo endereço, onde está até hoje, em Huntington Beach, Califórnia, lançando bandas underground em geral.

Da mesma maneira que 1977 para o movimento punk tem uma grande representação por se tratar do ano que surgiu e também ser um referencial que muitas vezes é tratado como estilo “punk 77”, dentro do cenário hardcore cabe a 1988 ter sua carga representativa, sendo creditado como ano da criação e consolidação do youth crew, bem como o hardcore de Nova York, e também foi promissor pelo surgimento geral em diversos lugares de uma grande safra de boas bandas hardcore e por ótimos lançamentos de grandes álbuns também.

Quando o Youth Of Today se encontrava no auge, Ray e Porcell que sempre foram a essência e alma da banda, pois desde que foi montada nunca tiveram membros efetivos ou que ficassem muito tempo com os cargos de baixo e bateria, então numa busca por elevação espiritual ambos se converteram ao Hare Krishna e mudaram-se para um templo como devotos da Consciência de Krishna e passaram a ter um nome espiritual, Ray passou a ser “Raghunatha Dasa” e Porcell “Paramananda Dasa”.

Raghunatha mudou-se para a India e retornou como um monge Krishna, mas com o sentimento que não conseguia renunciar a música, pois era tão forte que fazia parte deles e decidiram que agora fariam música a serviço de Krishna, levando sua mensagem a todos os lugares, dessa forma Raghunatha e Paramananda criam a banda Shelter, que ficou conhecida como um novo estilo musical chamado “Krishna-core”.

Ray Cappo montou um selo de nome Equal Vision para lançar material do Shelter e publicações voltadas a Consciência de Krishna, depois vendeu a gravadora a um antigo roadie do Youth Of Today, e a mesma atua até hoje em Nova York, lançando bandas do cenário underground.

Na atualidade John Porcelly aka Paramananda Dasa é um membro ativo da ISKCON (Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna) e tem envolvimento com Desenho Gráfico.

Ray Cappo aka Raghunatha Dasa ou Raghunatha Cappo continua sua relação com a comunidade Hare Krishna, ganha a vida como um instrutor de ioga e workshops, mantém um site para suas aulas onde também promove uma dieta de alimentos crus, e promove viagens para a Índia em importantes sites para praticantes de ioga. É um ávido fã e praticante de jiu-jitsu, especialmente depois que ele viu o brasileiro Royce Gracie dominar o início do UFCs (Ultimate Fighting Championship).

por STEVE LIMA”

Vai comprar algo na Amazon? Ajude o site usando nosso link: Amazon.com
Obrigado :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *